Domingo de protestos

Ao menos 10 motivos levam 10 mil às ruas de Santa Maria

"

Sob um sol escaldante e uma temperatura que girou em torno dos 33ºC, uma multidão ocupou as ruas centrais de Santa Maria para protestar e pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff na tarde de ontem. Na estimativa da Brigada Militar, cerca de 10 mil pessoas participaram do ato. Número parecido foi apontado pelos organizadores: entre 9 mil e 11 mil participantes.

:: Manifestantes foram às ruas em 10 cidades da Região Central

A concentração começou pouco antes das 14h, na Praça Saldanha Marinho, que, aos poucos, foi sendo tomada pelo verde e amarelo de roupas e bandeiras. As cores também estavam nos rostos e nos cartazes. Também não faltou quem usasse o característico símbolo de protesto: o nariz de palhaço. Alguns dividiam os poucos espaços de sombras das árvores ou das marquises, enquanto outros, protegidos por chapéus, bonés e até sombrinhas, pareciam não se importar com o sol forte.

:: Protesto termina ao som do Hino Nacional e Riograndense, em Santa Maria

Um carro de som convidava a população para se juntar à manifestação no movimento intitulado "vem pra rua". O chamado foi atendido por milhares de pessoas de pelo menos 10 cidades da Região Central — crianças, adultos e idosos, famílias inteiras e grupos de amigos.

As amigas Lucila Santi, 27 anos, que é professora, e Adriana Lemes, 40, corretora de imóveis, foram com os filhos Lucas, 6, e Enzo, 5, respectivamente, para a praça. O motivo, dizem elas, foi a preocupação com o futuro dos filhos.

— Não queremos que nossos filhos cresçam vendo corrupção e roubo se tornarem atos comuns sem punições — disse Adriana.

:: Brasileiros protestam em cidades norte-americanas

Depois de uma oração, às 15h15min, ao som do Hino Nacional e do Rio Grande do Sul, os manifestantes saíram em caminhada pela Rua do Acampamento pela e Avenida Medianeira até o Altar Monumento, onde chegaram às 16h03min. No caminho, apitos e cornetas acompanhavam os gritos de "fora Dilma".

Os manifestantes receberam apoio de quem passava em carros e motos ou saía às sacadas. Mas também houve quem mostrasse a discordância com o protesto. Passageiros de um carro xingaram os manifestantes ao passar pela praça.

O ato, que transco"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Preso homem que é considerado um dos maiores traficantes da região central do Estado

Próximo

Bandidos levam mais de R$ 7,5 mil de farmácia em Santa Maria

Geral